
Um dos grandes desafios da logística de suprimentos é o equilíbrio entre os custos e o nível de serviço. Se considerarmos o objetivo de proporcionar a cada cliente o produto certo no momento certo e no lugar certo, naturalmente isso terá um impacto nos estoques e, consequentemente nos custos.
Nesse contexto, cresce a importância do planejamento do ciclo de suprimentos, envolvendo a compra, o transporte, o recebimento e a estocagem das mercadorias. Note que é uma questão além das operações, é uma questão estratégica, que envolve decisões e responsabilidades que poderão impactar na empresa como um todo.
É muito importante observar que o que leva uma empresa a adquirir e armazenar mercadorias é a sua potencial venda posterior com ganhos satisfatórios. Para isso, deve-se observar dois fatores: o custo de oportunidade e o tempo.
O custo de oportunidade envolve a decisão de alocar os recursos financeiros nas opções que possibilitarão o melhor ganho possível. Quando aplicamos em suprimentos, envolve as opções de produtos e suas rentabilidades.
Quanto ao fator tempo, na logística ele é fundamental. Se o produto ficar muito tempo estocado ele não só poderá perder valor (obsolescência, avaria, perda…), como também estará perdendo dinheiro, pois o valor pago por ele poderia estar aplicado financeiramente, rendendo juros (custo de oportunidade) ou estará pagando juros caso esteja contando com capital de terceiros.
Vale destacar que compras e estocagem são geradores de despesas e não fonte de lucros. E quanto maior o tempo de estocagem, maior o custo para manter o estoque, reduzindo os ganhos a cada período.
Dessa forma, ao contrário do que muitos pensam, comprar bem não significa bons lucros, pois estes só ocorrerão com a venda da mercadoria e o seu efetivo recebimento financeiro, considerando é claro que o preço auferido seja suficiente para cobrir os custos totais, ou seja: o custo da mercadoria e suas respectivas despesas operacionais. Daí a importância de uma boa administração de materiais.
Compras é a primeira atividade da administração de materiais, sendo responsável por suprir a empresa com mercadorias e serviços no momento certo e com as quantidades ideais. Uma compra mal feita poderá implicar em diversos problemas operacionais, financeiros, comerciais e estratégicos para a empresa.
O comprador deve, portanto, estar sempre bem informado quanto ao desempenho do mercado, da economia, da disponibilidade de materiais e serviços, dos preços e das opções de escolha. Ele deve se antecipar aos eventos e mudanças do mercado, agregando valor ao seu trabalho de avaliar o desempenho passado para comprar para o futuro. É de suma importância que o comprador esteja bem alinhado com as estratégias organizacionais, a fim de contribuir corretamente para o desenvolvimento do negócio.
As operações de transporte e estocagem de mercadorias também merecem especial atenção por parte da gestão. Negociações mal feitas, extravios, serviços de má qualidade, armazenamento inadequado, controle ineficaz são alguns problemas enfrentados nessas atividades.
Da mesma forma que estoques de mais acarretam custos, estoques de menos acarretam vendas perdidas ou até paradas de produção, aumentando os custos fixos unitários, evidenciando a relevância do nível de serviço no ciclo de suprimentos.